A cultura brasileira é repleta de tradições, lendas e costumes transmitidos ao longo dos anos, de geração para geração. A Cuca e o Saci-pererê são apenas alguns dos diversos personagens que fazem parte da cultura popular brasileira. Além desses, há no folclore brasileiro personagens desconhecidos que também enriquecem nossa herança cultural.
A seguir, você verá lendas do folclore brasileiro desconhecidas. Continue a leitura para conferir quais são.
O que é folclore?
Derivada do termo saxônico, folklore é uma junção das palavras folk - que significa povo - e lore - que quer dizer saber. A expressão foi criada pelo escritor William John Thoms, em 1846, e tem como significado “saber tradicional de um povo”.
No Brasil, muitas dessas histórias nasceram antigamente e foram preservadas até os dias de hoje, primeiro através da tradição oral e, depois, nos contos e livros infantis. Mas, tem no folclore brasileiro personagens desconhecidos e você conhecerá três deles no tópico a seguir.
Folclore brasileiro: 3 personagens desconhecidos
A cultura folclórica do Brasil é muito rica. Por isso, há lendas do folclore brasileiro desconhecidas, como a do “Pé de garrafa”, “Minhocão” e “Matinta Pereira”. Por isso, detalhamos cada uma delas, a seguir:
1 - Pé de garrafa
Uma das mais desconhecidas criaturas do folclore brasileiro. As pessoas que já o viram, dizem tratar-se de um homem selvagem cabeludo que possui chifres, um olho na testa, garras e apenas um pé, no formato de garrafa (o que explica o nome).
Fonte: Reprodução da internet.
O “Pé de garrafa” costuma se esconder nas matas do Centro-Oeste e seus urros, assustadores, são capazes de fazer qualquer um se perder na mata. A lenda é popular no Piauí, em Minas Gerais e em Mato Grosso.
2 - Minhocão
Há no folclore brasileiro personagens desconhecidos da região do Rio São Francisco. Os ribeirinhos locais dizem que, no fundo do rio, se esconde um enorme surubim (espécie de peixe) de mais de 300 anos chamado Minhocão.
A sua velhice fez com que a suas barbatanas caíssem e seu corpo, tomasse um formato arredondado. Furioso com o acontecido, o peixe gigante derruba as embarcações que passam pelos rios.
Além disso, reza a lenda que o Minhocão é capaz de se locomover por debaixo da terra, até chegar nas cidades, cavando buracos e desmoronando casas.
3 - Matinta Perera
Conhecida por fazer parte da música “Águas de Março”, de Tom Jobim, esta é na verdade uma personagem do folclore brasileiro, mais especificamente da Região Norte do país. Além disso, a personagem está presente na série Cidade Invisível da Netflix.
Fonte: Foto por Lalfulano123 pelo Wikimedia Commons.
Segundo a tradição, trata-se de uma bruxa velha que, durante a noite, se transforma em um pássaro e pousa sobre os muros e telhados das casas. Com um assobio alto e ensurdecedor, ela perturba o sono das pessoas e só para quando o morador promete lhe dar algo em troca, geralmente tabaco.
No dia seguinte, Matinta retorna a casa para cobrar o que lhe foi prometido. Caso seja negado, uma desgraça acontece no local.
Horripilantes ou não, travessos ou defensores das matas, os personagens do folclore brasileiro fazem parte da cultura do nosso país e contar as suas histórias é uma forma de manter vivas as tradições de cada região.
História do folclore no Brasil
Agora você viu que tem no folclore brasileiro personagens desconhecidos. Mas, sabe qual a história dessa tradição no país?
Os estudos sobre o folclore tiveram início no século XVII, porém, no Brasil, a área só ganhou força em meados do século XX. Luís da Câmara Cascudo, Florestan Fernandes, Amadeu Amaral e Mário de Andrade foram os grandes pesquisadores das lendas.
Em 1951, aconteceu o 1º Congresso Brasileiro de Folclore, no Rio de Janeiro. No encontro, o folclore foi reconhecido como uma área da antropologias, justificado pelo fato de que “as maneiras de pensar e agir de um povo, preservadas pela tradição popular e pela imitação, e que não sejam influenciadas pelos círculos eruditos” são fatos folclóricos.
Assim como toda nação, o Brasil possui tradições, crendices, mitos, festas e danças que foram passadas de geração para geração e preservadas ao longo dos anos. Todos esses elementos compõem o rico folclore brasileiro - caracterizado pela mistura entre a cultura indígena, africana e portuguesa.
Dia do Folclore Brasileiro
No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore, que tem como objetivo incentivar mais estudos sobre o tema e garantir a sua preservação. Inclusive, isso é importante para estudar no folclore brasileiro personagens desconhecidos.
Foi escolhida essa data pois no mesmo dia em 1846 que o termo "folklore" apareceu em um artigo de uma revista publicado por um escritor inglês.Além disso, nessa matéria, o autor definiu que a palavra significava "saber tradicional de um povo”.
Quais são os personagens do folclore brasileiro mais famosos?
Não se sabe ao certo quantos personagens fazem parte do folclore brasileiro visto que, muito da história do nosso país que não foi registrada, perdeu-se no tempo, ficando reclusa apenas às pessoas e a região a qual pertencia.
Como mostramos as lendas do folclore brasileiro desconhecidas, é importante destacar as mais conhecidas também. Veja a seguir quais são:
Iara
Conhecida também como Uiara - do tupi-y-îara - ou Mãe d’Água, esta personagem tem origem nos povos indígenas.
Segundo a lenda, Iara era uma jovem índia guerreira conhecida por sua força e valentia. Após defender-se do ataque dos seus irmãos que planejaram a sua morte, a moça fugiu de casa com medo de seu pai.
Depois de alguns dias, o pai a encontrou e, como castigo, jogou-a no rio Amazonas. Os peixes levaram Iara até a superfície e, em uma noite de lua cheia, a menina se transformou em uma linda sereia de olhos verdes.
Todos os dias, ao entardecer, a índia passou a banhar-se no rio e hipnotizar os homens com a sua beleza. Com sua voz doce, ela enfeitiça os rapazes e os leva para o fundo da água.
Raros são os que sobrevivem e, os que vivem, enlouquecem, sendo necessário um ritual do pajé da tribo para desfazer o encanto.
Caipora
Assim como Iara, Caipora também é um personagem do folclore brasileiro que tem suas origens na cultura indígena. A palavra, em tupi-guarani, significa “habitante do mato” e é retratado como um pequeno índio de pele escura, coberto por pelos, ligeiro e que anda nu pelas florestas.
Guardião das matas, Caipora vive pregando peças para defender os animais dos caçadores que não cumprem o acordo de caça feito com ele, seja dando pistas falsas através de assobios e galhos ou simulando os ruídos dos animais.
Negrinho do Pastoreio
De origem afro-cristã, o Negrinho do Pastoreio foi uma lenda muito contada no final do século XIX pelos brasileiros que defendiam o fim da escravidão. O conto relata a história de um menino escravo que tinha um patrão maldoso.
Um dia, Negrinho foi pastorear os cavalos e acabou perdendo um cavalo de cor castanho. Furioso com o acontecido, seu patrão o maltratou e o fez passar a noite dentro de um formigueiro.
No dia seguinte, o garoto estava livre, sem nenhum ferimento e montado no cavalo baio ao lado da Virgem Maria. O acontecimento foi considerado um milagre e hoje é conhecido por proteger as que perdem algo.
Saci-pererê
A lenda do Saci-Pererê é uma das mais populares e fascinantes do folclore brasileiro. O Saci é descrito como um menino travesso de uma perna só, que usa um gorro vermelho que lhe concede poderes mágicos.
Além disso, ele é conhecido por suas brincadeiras e travessuras, como esconder objetos, apagar fogueiras e assustar viajantes. De acordo com a lenda, essa criatura do folclore brasileiro vive nas florestas e adora pregar peças nos animais e nos humanos.
Embora o Saci seja um dos personagens mais conhecidos, como vimos, tem no folclore brasileiro personagens desconhecidos igualmente intrigantes. A riqueza dessas histórias destaca a diversidade cultural e mantém viva a tradição de contar lendas e mitos, passando de geração em geração e perpetuando a magia do folclore.